quarta-feira, 24 de novembro de 2010

- porque vou ver espetáculos? -

porque a arte sempre me deixa grandes sensações!
dia 23 de novembro, saí de casa com a intenção de assistir a algum espetáculo de dança ou teatro... algo que me fizesse tremer de alegria, ou me deixasse profundamente irritada, enfim.. queria sair do teatro ou qq lugar que fosse com a frase que há muito tempo não digo quando vou assistir manifestações artísticas: esse lavou minha alma.


pois é...
eis que chego, acompanhada de meu querido amigo Georgenes Isaac, na escola de dança da UFBA.
imaginei - deve ser mais uma daquelas coisas "na superficie" que ando vendo.
de qualquer forma já me sentia feliz... acho que só pelo fato de estar em SSA já era bom!
enfim... entramos em uma das salas da escola para ver a performance da artista Isaura Tupiniquim.


Durante toda a apresentação tive sensações que só Virginia Woolf e uns poucos outros artistas me provocaram na vida...
um prazerosa angustia.
quando saí, enfim com a alma lavada, refletindo a respeito da performance, que na minha humilde interpretação tinha como tema central a liberdade, fiz questão de comentar no blog da artista as minhas impressões sobre sua atuação performática.
e foi esse a minha "oralisação" com relação aos sentimentos que sua apresentação havia me provocado:


"embriago-me do teu sangue enquanto corto tua carne... nua..."
desde o comer até o pulsar... tudo que houve de mais instigante, angustiante...
o vinho, o fumo, a flor... teus movimentos.
o sofrimento de ver aquele arame machucar tua pele, o elástico te prender, enforcar..
tua elasticidade...
poesia pura em cada movimento, em cada respiração.
a dificuldade em estar livre...
a confusão de querer ora estar fora, ora estar dentro.. aprisionado naquele ninho doloroso... e parece que ao mesmo tempo confortável...

o minha respiração presa, nervosa, ansiosa durante toda a apresentação.
o meu suspiro aliviado no fim.
os meus ombros tensos...
o teu gole de vinho para aliviar a dor...
intensa, presente... corpo e alma.
belíssima apresentação!


depois de toda aquela reflexão e hoje discutindo com minha irmã em casa sobre a liberdade e o que ela representa, passo aqui para indicar o blog de Isaura (http://isauratupiniquim.blogspot.com/)e dizer que se ouvirem falar em: "entrada ao preço da razão" corram para assistir!


Um beijo e bons ventos (como diria Paloma Santana)


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário